A Universidade Nacional de Rosario - UNR, é uma universidade pública, reconhecida mundialmente e está entre as melhores universidades da Argentina, da América Latina e do Mundo. Foi fundada em 1968 por desprendimento da Universidad Nacional del Litoral, de onde herdou seus primeiros organismos acadêmicos e administrativos.
A Universidade está localizada na cidade de Rosário, uma importante cidade portuária da Argentina, a 300km da capital Buenos Aires, uma cidade universitária com um espírito jovem, com diversas atrações naturais, culturais e gastronômicas.
Atualmente a universidade conta com uma estrutura de 12 faculdades, 3 institutos de ensino médio, centros de estudos interdisciplinares, entre outras estruturas que brindam uma oferta acadêmica composta por 171 cursos de pós-graduação, 63 títulos de graduação (medicina, odontologia, direito, relações internacionais, entre outros) técnicos, intermediários e doutorados.
Apesar de uma grande oferta de cursos, o mais buscado pelos estrangeiros que recorrem à Argentina para fazer sua formação acadêmica, é o de Medicina. E é dela que vamos falar um pouquinho aqui hoje.
A carreira de Medicina tem uma duração de 6 anos, com uma carga horária de aproximadamente 5.711 horas. O curso de medicina na UNR está organizado para que durante o processo de formação, o aluno tenha a possibilidade de adquirir também o título de promotor da saúde, quando termine o ciclo de promoção da saúde da grade curricular, e também de técnico de epidemiologia, caso seja de seu interesse.
A forma de ingresso da UNR é bem simples, para começar a cursar é preciso fazer o curso de ingresso da faculdade, mais conhecido como MIU (Módulo de Inclusión Universitária), o qual iremos explicar como funciona em seguida.
O MIU é o curso de ingresso oferecido pela UNR visando apresentar a visão e missão da mesma, a qual tem como princípios como a educação e saúde como Direitos Humanos.
É constituído por 3 módulos, 14 encontros ao total, distribuídos ao longo dos meses dezembro, fevereiro e março, de forma presencial ou virtual, dependendo do estado sanitário do país em relação à pandemia.
As aulas são obrigatórias (75% de presença), de caráter não eliminatório, o qual deve ser aprovado ao final do mesmo, para posteriormente estarem aptos para realizarem os exames finais do primeiro ano da carreira de Medicina.
Durante o MIU, serão executados trabalhos em forma grupal e atividades individuais, debates, sempre sendo avaliados continuamente pelos professores do MIU a cada encontro.
O MIU abrange temas como:
– Políticas de saúde da Argentina
– Direitos Humanos
– Diretos de Saúde
– Ética e saúde
– Relação entre saúde, educação e sociedade
– Cidadania Universitária
– Direitos e deveres dos pacientes/ profissionais da saúde/ estudantes
– Entre outros temas…
Durante o período do MIU, existe uma atividade chamada “Observação em terreno”, onde o aluno frequenta o ambiente hospitalar por 16h, acompanhando um profissional, para fazer posteriormente um trabalho em base ao que foi observado em este lugar, abordando e reflexionando sobre diversas temáticas trabalhadas em aula.
Obs: Nas condições atuais do país pela pandemia, essa atividade foi suspensa temporariamente.
Deixaremos o link do site da faculdade onde poderão consultar as bibliografias, textos que serão abordados durante as aulas, caderno do aluno que será usado como guia do curso e das atividades, etc.
https://moduloinclusionuniversitaria.wordpress.com/acerca-de/
Também oferecemos o nosso drive com materiais que serão úteis para o curso, podendo ser lido de forma prévia para melhor entendimento durante o cursado.
https://drive.google.com/drive/folders/1QQ0n_WBrceI3yxWTpIRVgcwWg7RMp1tV
Após a cursada do MIU, o aluno já estará apto para começar a primeira área curricular do tão sonhado curso de medicina na Universidade Nacional de Rosario.
A primeira matéria do curso de medicina na UNR é chamada “Crescimento e desenvolvimento”.
Crecimiento y desarrollo (CyD) é a primeira área do curso de medicina na UNR, que tem duração de um semestre, onde serão abordados temas introdutórios e fundamentais para toda a carreira.
Consta de 9 unidades problemas, que são estrategicamente conformados por casos clínicos/ problemas, que geram perguntas disparadoras que serão integrados, desenvolvidos e resolvidos durante as tutorias e aulas.
Também serão dados seminários (aulas) com os temas das unidades, as quais serão como uma forma de guia, base de informação, para que os temas dados em aula sejam estudados em forma mais profunda pelo aluno segundo a bibliografia indicada pela faculdade (que estará detalhado na guia de aprendizagem do aluno, disponibilizada pela faculdade).
Geralmente, são duas tutorias por semana, e vários seminários programados de forma semanal, os quais são publicados no site oficial de CyD com o cronograma da semana, com seus respectivos dias e horários.
Para aprovar a área, é necessária a participação ativa nas tutorias, aprovar os exames parciais durante o cursado, que são questões múltipla escolha, o qual a nota mínima para aprovação é 6, e aprovação do exame final, o qual é avaliado de forma oral e individual, por 2 docentes de diferentes áreas da medicina.
Existem em Rosário vários cursos de apoio, que ajudam no desenvolvimento dos estudos, provas e tutorias. Aqui deixamos uma lista de cursos que disponibilizam esse trabalho que ajuda muito no primeiro ano para entender e aprender a estudar no método PBL.
Indicamos para que os alunos comecem a estudar previamente antes das aulas de CyD começarem oficialmente, já que o cursado é bem corrido, muitos temas a serem estudados e muitas vezes pode faltar tempo. Então quem se adiantar nos temas que serão trabalhados em tutorias, estarão com essa vantagem do tempo.
Dica de temas: Generalidades de Anatomia, Anatomia de Crânio e coluna, generalidades de histologia, evolução biológica.
Aqui deixamos em anexo o caderno do aluno de 2021 (guia de aprendizagem): https://drive.google.com/file/d/1HfiksD-1RouVxPY08meige1x5Krs81l5/view
Pensando também em ajudá-los a entender sobre o método de ensino aplicado na Universidad Nacional de Rosario, descreveremos a respeito do PBL.
A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, que vem do inglês Problem Based Learning) é uma metodologia ativa de ensino que vem ganhando força em diversos cursos superiores no Brasil e no mundo, em especial na Medicina.
Esse método foi criado em 1969 na Universidade McMaster, no Canadá e no mesmo ano foi implementado também na Universidade Maastricht, na Holanda. E logo foi disseminado por todo o mundo.
A metodologia ativa faz com que o aluno viva a Medicina desde o início do curso com atividades práticas e busque seu próprio conhecimento. Mas afinal, como ele funciona?
O PBL é focado na prática. Os alunos fazem seus trabalhos e estudos individuais em casa, pesquisam e se aprofundam em um caso clínico abordado na aula. A discussão desse tema acontece nas Tutorias, quando os estudantes são divididos em grupos de aproximadamente 15 pessoas e um tutor.
Como a turma se divide em poucos alunos, a participação de cada um se torna muito importante para o grupo.
O tutor não ensina de maneira tradicional, apenas se torna um facilitador, guiando os estudantes para a resolução do problema abordado.
Resumindo:
1- O problema é apresentado em tutoria
2- O caso é analisado e os alunos já começam a criar hipóteses de trabalho, ideias, etc.
3- Os problemas são resumidos e os estudantes focam nas informações mais importantes dos problemas
4- Na quarta etapa, começa a pesquisa individual de cada aluno para se aprofundar nos temas
5- Por último, ele é discutido e apresentado ao tutor e aos companheiros e aprendido entre todos.
GRADE CURRICULAR DA UNR:
GRADE CURRICULAR DA UNR | MEDICINA NA ARGENTINA
E então, ficou com alguma dúvida sobre a UNR?
Estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco sem nenhum compromisso.
Já imaginou morar na cidade onde nasceu Lionel Messi e Ernesto Che Guevara? Pois é, essa cidade se chama Rosário e fica na província de Santa Fé, na Argentina.
Mas se você não gosta de futebol ou não é um aficionado por História, saiba que essa cidade tem muito mais a oferecer! Vamos conversar um pouco sobre as coisas que envolvem essa cidade de pouco mais de 900 mil pessoas e que tem uma das maiores comunidades brasileiras na Argentina.
Sendo a terceira maior cidade do país, ela passa despercebida por vários turistas, principalmente por ser uma cidade universitária, vamos falar disso um pouco mais adiante. Não se preocupe, se você acha que vai ficar sem fazer nada em Rosário, se engana, coloque um sapato confortável e conheça lugares deslumbrantes, parques e uma arquitetura de tirar o fôlego.
Nossa equipe responderá você rapidamente